sexta-feira, 2 de março de 2012

NOTICIAS: Governo descarta substituir Chávez em eleição por causa de câncer

O ministro da Informação da Venezuela, Andrés Izarra, afirmou nesta sexta-feira que "não está colocada" um eventual substituto a Hugo Chávez para as eleições presidenciais de outubro devido ao tratamento contra um câncer que sofre o mandatário.
"Isso não está colocado. Já vão ver", afirmou o representante do governo, em entrevista ao jornal "El Nacional".
Izarra disse que também não há previsão que seja decretada a ausência temporal de Chávez para que o vice-presidente, Elías Jaua, assuma, porque o líder "está em plenas faculdades para seguir no poder".
"A agenda política e de governo continuarão avançando pela mão e sob as orientações e instruções do presidente Chávez em seu processo de recuperação".
 Na quinta (1º), Hugo Chávez, 57, disse à TV estatal venezuelana que "está bem" e se recupera de uma cirurgia feita em Cuba para tratar de uma lesão detectada no mesmo lugar em que foi retirado um tumor cancerígeno no ano passado.
Na breve mensagem telefônica à TV estatal venezuelana, Chávez se despediu com sua clássica frase "Viveremos e venceremos". Mais cedo nesta quinta-feira, seus aliados haviam dito que o presidente voltou a trabalhar em questões governamentais em Cuba.
Na noite de quarta, o presidente venezuelano escreveu em sua conta no microblog Twitter que estava levantando voo "como um condor", num sinal de sua recuperação.
"Muito boa noite, meus queridos compatriotas! Aqui vou, levantando voo como o condor! Mando a vocês todo meu amor supremo! Viveremos e venceremos!", indicou Chávez através de sua conta nessa rede social.
Chávez passou por uma cirurgia na segunda-feira (27) em Havana, em uma intervenção na qual foi extraída uma "lesão pélvica" da mesma região de onde foi retirado um tumor cancerígeno em junho do ano passado.
O líder venezuelano viajou para Cuba na última sexta-feira (24) para ser operado depois de ter sido diagnosticada uma "lesão" --não usou a palavra tumor-- de dois centímetros.
Ainda não foi divulgado o prazo em que o presidente venezuelano ficará na ilha, enquanto não foram dados mais detalhes sobre a natureza da lesão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário