quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

SAÚDE: "Câncer" Uma das doenças mais comuns nos dias de hoje.

O que é câncer?

Câncer é um grupo de doenças que se caraterizam pelas perdas do controle da divisão celular e pela capacidade de invadir outras estruturas orgãnicas.

 O que causa o câncer?

O câncer pode ser causado por fatores esternos (substâncias químicas,irradiação e vírus) e internos (hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Os fatores causais podem agir em conjunto ou em sequência para iniciar ou promover o processo de carcino gênese. Em geral, des ou mais anos se passam entre exposições ou mutações e a detecção do câncer.


O câncer é hereditário?

Em geral o câncer não é hereditário. Existem apenas alguns raros casos que são herdados, um tipo de câncer de olho que ocorre em crianças. No entanto, existem alguns fatores genéticos que tornam determinadas pessoas mais sensíveis á ação dos carcinógenos ambientais, o que explica por que algumas delas desenvolvem câncer e outras não, quando expostas a um mesmo carcinógeno.

O câncer tem cura?

Atualmente, muitos tipos de câncer são curados, desde que tratados em estágios iniciais, demonstrando-se a importância do diagnóstico precoce. Mais da metade dos casos de câncer já tem cura.

Como é o tratamento do câncer?O tratamento do câncer pode ser feito pela cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, utilizadas de forma isolada ou combinada, dependendo do tipo celular do órgão de origem e do grau de invasão do tumor.

Quais sãos os progressos da pevenção do câncer?

Os efeitos da prevenção primária, como a redução da prevalência do tabagismo, já podem ser observados na população masculina norte-americana, enquanto no Brasil os esforços são contínuos para se aumentar a adesão aos programas de controle do tabagismo. As novas estratégias que ajudam os fumantes a abandonar o cigarro, como o uso dos adesivos de reposição de nicotina e as terapias de apoio psicológico, já vêm apontando para resultados favoráveis em diferentes estudos científicos. No que diz respeito à prevenção, o exame de Papanicolaou e a mamografia, respectivamente, na detecção do câncer do colo do útero e de mama, diferentes estudos científicos têm mostrado sua utilidade no diagnóstico precoce desses cânceres, embora o impacto da mamografia, sobre a mortalidade por câncer de mama ainda seja objeto de investigações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário